December 2, 2005

EVENTS: ICDB information in PORTUGUESE - CRIANÇA E MÍDIA - Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

CRIANÇA E MÍDIA - Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV

O poder do esporte como instrumento para o desenvolvimento e para a paz é o tema central do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, data instituída e celebrada há 15 anos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência), sempre no segundo domingo de dezembro. O objetivo é incentivar a participação das crianças na produção de mídia e fazer com que os profissionais que trabalham nos meios de comunicação reflitam sobre a programação que veiculam.

Com mais de 2 mil emissoras de rádio e televisão programadas para participar do projeto deste ano, a campanha vai debater de que forma os esportes e os jogos proporcionam às crianças e aos adolescentes a oportunidade de se expressarem e de se tornarem agentes de mudanças em suas próprias comunidades. Com o slogan 'Vamos Jogar', o UNICEF e a Academia Internacional de Artes e Ciência da Televisão solicitam que as emissoras de rádio e TV de todo o mundo destaquem os esportes em sua programação.

?Após todos estes anos em que realizamos o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, continuamos vendo este evento como uma forma criativa de incrementar e possibilitar a participação das crianças na produção de mídia", afirma Sharad Sapra, Diretor de Comunicação do UNICEF. 

Para incrementar a campanha deste ano, o Unicef está disponibilizando às emissoras de TV e rádio uma fita de vídeo com spots sobre o Dia Internacional. A veiculação é livre e gratuita. Os materiais contam com a participação de David Beckham, um dos embaixadores do UNICEF, estrela do futebol internacional.

Os spots estão disponíveis em inglês e em versão internacional, que permite a adaptação para a língua de cada país. O vídeo pode ser solicitado diretamente na unidade de distribuição do Unicef em Nova Iorque, pelo endereço videorders@unicef.org.

A fita contém os seguintes itens:

1. Spot David Beckham ? São 30 segundos de imagens rápidas de crianças, com um fundo musical. O spot defende que cada criança deve ter o direito de brincar e praticar esportes, para que o mundo se torne melhor para todas as crianças.

2. Spot David Beckham ? Nessa produção de 30 segundos, o jogador de futebol apresenta os princípios primordiais do UNICEF de que cada criança tem direito à saúde, educação, igualdade e proteção.

3. Pelas garotas ? Em 90 segundos, três pequenas histórias relatam a vida e os sonhos de meninas da Nigéria, do Nepal e de Zâmbia que estão rompendo barreiras graças à educação e à prática de esportes.

4. Uma chance pelo esporte ? Em 12 minutos, a adolescente Caroline descreve o quanto se orgulha de jogar futebol pela Associação Desportiva Jovem Mathare, no Quênia. A menina fala sobre o trabalho de desenvolvimento em sua comunidade e dos conselhos entre colegas.

5. Se o mundo fosse uma vila ? Baseada em um livro homônimo, essa animação de 24 minutos destina-se a telespectadores de todas as idades. Conhecer os seus vizinhos, saber onde vivem e como vivem ajuda-nos a viver em paz. O desenho animado é uma contribuição especial da produtora 9 Story Entertainment Inc. para o ICDB em 2005.

De acordo com o UNICEF, o esporte: promove o trabalho em equipe, a amizade e o jogo limpo; une as pessoas; ensina crianças e adolescentes a ganhar e a perder; canaliza a energia de meninas e meninos; desenvolve mentes ágeis e corpos fortes; ensina técnicas de liderança; rompe com os estereótipos de gênero; e atrai crianças e adolescentes à escola e, conseqüentemente, à educação.

Leia mais:
Site do UNICEF/Brasil
Site do UNICEF

SOURCE: http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_materia_conteudo.asp?idioma=1&idMenu=3&v_id_conteudo=51277
_________________________________________

 
Chris Schuepp
Young People's Media Network - Coordinator
c/o ECMC (European Centre for Media Competence)
Bergstr. 8 / 11th floor
D-45770 Marl - Germany
 
 
The YPMN is supported by UNICEF and hosted by the ECMC.
 
The opinions and views expressed in this message and/or articles & websites linked to from this message do not necessarily reflect the views of the United Nations or its agencies.
_________________________________________

No comments: